fbpx

Dono da Azul compra 61% das ações da TAP Portugal

Após um longo processo, a TAP tem um novo dono. David Neeleman, empresário norte-americano (que também tem nacionalidade brasileira) dono da Azul, foi declarado vencedor do processo de privatização da companhia estatal portuguesa. A decisão foi confirmada hoje pelo Conselho de Ministros de Portugal. Além de Neeleman, parte das ações ficarão com o seu sócio neste processo, o empresário português Humberto Pedrosa, dono da Barraqueiro.

Em comunicado divulgado após a decisão, o governo explicou os motivos da escolha da proposta do brasileiro. "Foi selecionado o agrupamento Gateway, atendendo ao maior mérito da sua proposta, em especial no que respeita à contribuição para o reforço da capacidade econômico-financeira do grupo TAP, em especial ao projeto estratégico apresentado e as ações representativas do capital social da TAP", afirmou o comunicado.

A oferta de Neeleman superou na disputa a proposta de German Efromovich, dono do grupo Avianca. A proposta vencedora aposta no desenvolvimento da operação da TAP no Brasil e em uma investida no mercado dos Estados Unidos, com 53 novos aviões. Em termos financeiros, a proposta inicial previa investimento de até 350 milhões de euros na companhia, mas não se sabe se houve alguma elevação após as negociações com o governo.

No entanto, não está prevista a unificação da marca Azul com a Tap, pelo menos a médio prazo. Até por que a TAP seguirá em parte estatal. Neeleman e Pedrosa são proprietários de 61% da empresa. Outros 5% cabem aos trabalhadores. A intenção do Governo é alienar o capital restante da companhia de aviação dentro de um período máximo de dois anos.

Apesar de a decisão ter sido tomada nesta quinta-feira, será ainda necessário obter luz verde por parte das entidades reguladoras, especialmente da Direção-Geral da Concorrência da União Europeia.

Tags:

Siga-nos noInstagram@instaconhecendoomundo

© 2018 Conhecendo o Mundo. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por MF Assessoria Digital LTDA