fbpx

Após conclusão da ponte de Laguna (SC), BR 101 pode ter mais quatro pedágios nos próximos anos

 

A viagem entre Porto Alegre (RS) e Florianópolis (SC) deve ficar mais cara em breve. Com a conclusão da ponte Anita Garibaldi [em Laguna - SC] é grande a possibilidade da criação de novos pedágios no trecho.

Atualmente, os viajantes precisam pagar cerca de 18 reais ao passar em três postos de pedágio no trecho [dois na Freeway entre Porto Alegre e Osório e um na região metropolitana de Florianópolis]. No entanto, há um trecho de quase 300 quilômetros da viagem que não conta com cobranças de pedágio.

No trecho gaúcho, a cobrança de pedágios é iminente. Recentemente, o Governo Federal anunciou uma licitação para conceder novamente a Freeway, além do trecho gaúcho da BR 101 [entre Osório e Torres]. É provável que sejam criados neste trecho dois postos de pedágio [um na entrada do Estado e outro no meio do trajeto].

Além deste trecho, cerca de 200 quilômetros da BR 101 Sul, em Santa Catarina, ainda não foram concedidos a iniciativa privada. A justificativa foi, justamente, as obras da ponte Anita Garibaldi, em Laguna, e o viaduto do Morro do Formigão, em Tubarão. Ambas as obras serão entregues no início de julho, permitindo a concessão do trecho a iniciativa privada.

A mudança, no entanto, não deve afetar as viagens nas próximas férias. A concessão da BR 101 gaúcha só será realizada em 2017. Já o trecho catarinense ainda não foi incluído no programa de concessões estatal. E, como se trata de uma concorrência em que vence a empresa que realizar mais serviços cobrando o menor valor do usuário, é possível até que as atuais tarifas sejam reduzidas.

Siga-nos noInstagram@instaconhecendoomundo

© 2018 Conhecendo o Mundo. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por MF Assessoria Digital LTDA