fbpx

Como planejar uma viagem para o exterior com o dólar e o Euro em alta

Muitas pessoas que planejavam viajar em 2015 especialmente para a Europa ou para os Estados Unidos adiaram os planos com a constante valorização do dólar e, por consequência, do Euro e das demais moedas com relação ao Real.

Com a crise do mercado brasileiro, muitas pessoas adiaram as viagens. No entanto, os prognósticos não indicam que as cotações voltarão em breve a ser tão favoráveis como acontecia até o final do ano passado [indicam, aliás, exatamente o contrário]. Por isso, separamos para vocês algumas dicas para economizar nas viagens para fora do País.

Viaje em períodos de "baixa temporada"

Todo mundo quer viajar nas férias escolares de Julho ou do fim de ano. Isso faz com que os valores subam assustadoramente. Uma mesma viagem, realizada em períodos de baixa temporada, pode custar até 50% menos. Programe com bastante antecedência. E não esqueça: a viagem - para ser bem econômica - precisa ser realizada em período de baixa temporada no local de saída e no destino.

Ex: viagens em Junho, aqui no Brasil, são consideradas baixa temporada. No entanto, coincide com o verão no Hemisfério Norte. O que, certamente, representa um maior volume de turistas nas ruas e tarifas mais elevadas. Feriados prolongados também podem encarecer as passagens e as tarifas de hospedagens.

Tenha uma reserva de viagem em outra moeda

De acordo com o destino que você pretende conhecer ou visitar, faça as conversões aos poucos nas casas de câmbio. Não deixe para trocar todas as suas economias por Dólares, Euros ou qualquer que seja a moeda dias antes da viagem. Nessas situações, você corre sério risco de pagar caro pela sua viagem. E, claro, neste caso vale a regra mais básica de quem quer economizar: pesquise cotações. A variação de uma casa de câmbio para outra é considerável.

Procure assinar contratos com valores fechados em reais

Sempre que você for fazer uma aquisição importante da viagem (passagens aéreas, hotéis ou pacotes turísticos), pesquise bastante e faça sempre a compra dos itens com o valor em reais. Assim você saberá exatamente quanto estará pagando pelo item.

Compare a cotação do dólar em diversos cartões de crédito

Algumas compras avulsas - tais como trens ou hotéis reservados diretamente - são, obrigatoriamente realizadas através do cartão de crédito com cobrança em dólares ou na moeda local. Nestes casos, faça a comparação nas faturas dos seus cartões de crédito. A variação de uma empresa para a outra com relação a cotação do dólar pode ser superior a 50 centavos.

Consulte o seu programa de pontos do Cartão e das companhias aéreas

Considere utilizar os seus pontos para pagar uma diária em hotel, um trecho da passagem ou algum passeio que seja possível utilizar esta forma de pagamento. Muitas pessoas perdem pontuação nos cartões ou nas companhias aéreas por desconhecerem as possibilidades de uso. Os pontos da Tam, por exemplo, podem servir como forma de pagamento na agência Tam viagens em reserva de passagens, hoteis ou pacotes.

Gaste apenas o que você pode pagar. E, de preferência, viaje com tudo pago antecipadamente

Assim, você evita surpresas e os juros dos cartões de crédito. Além do fato de que embarcar com hotéis e passagens [pelo menos] pagos, dá uma tranquilidade para você na hora do embarque. Ah, não esqueça do seu seguro viagem. Ele é considerado obrigatório em muitos países!

Leve dinheiro em espécie

Os Travel and Money Cards possuem a mesma tributação (taxa de IOF) do seu cartão de crédito. Então, a não ser que a sua viagem dure mais de um mês e você precise de um alto volume de dinheiro, utilize apenas valores em espécie. Neste caso, a taxa de imposto na hora do câmbio baixa de 6,38% para apenas 0,38%. No entanto, neste caso, tome precauções para evitar assaltos e dores de cabeça. 

Siga-nos noInstagram@instaconhecendoomundo

© 2018 Conhecendo o Mundo. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por MF Assessoria Digital LTDA