fbpx

Uso do extintor em carros deixa de ser obrigatório no Brasil, mas segue sendo exigido em viagens internacionais

Os brasileiros foram surpreendidos com a liberação por parte do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) envolvendo a exigência do extintor ABC para veículos de passeio. Com a nova decisão do Conselho, a utilização do equipamento de segurança passa a ser facultativa em território Nacional.No entanto, vale ressaltar que a exigência segue valendo nos demais países. Se no Brasil o equipamento passa a ser opcional, viajantes que pretendem trafegar na América do Sul precisam ter o equipamento no veículo. Atualmente, países como Uruguai, Argentina e Chile tratam o equipamento como item obrigatório nos veículos.

Isso acontece devido a autonomia de cada país com relação as suas legislações específicas de trânsito. Na Argentina, por exemplo, viajantes que estejam com automóveis registrados em nome de empresas, emprestados ou financiados por leasing precisam de uma Autorização para Tráfego de veículo fora do território Nacional autenticada em cartório e registrada no Ministério das Relações Exteriores.

Além deste documento, são obrigatórios na Argentina: Cadenas (caso o viajante vá trafegar em pistas com neve) cabo de aço, triângulo adicional (além do que você já utiliza no Brasil), kit de primeiros socorros (sendo estes dois itens também obrigatórios na Bolívia)

Siga-nos noInstagram@instaconhecendoomundo

© 2018 Conhecendo o Mundo. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por MF Assessoria Digital LTDA