fbpx

Florianópolis estuda criação de Pedágio para turistas na Alta temporada

 

A Prefeitura de Florianópolis decidiu retomar um debate antigo na cidade: a cobrança de pedágio para acesso às praias da cidade. A ideia do executivo municipal é aumentar a arrecadação de impostos criando um "pedágio ambiental para turistas", a exemplo do que acontece em Bombinhas desde o início deste ano.

A intenção é adotar a cobrança eletrônica de uma taxa única de 23 reais por veículo visitante vindo de fora da Grande Florianópolis. O sistema de cobrança seria instalado em três pontos chave: no pedágio desativado da SC - 401 (no norte de Ilha), na subida do Morro da Lagoa e no Rio Tavares (sul da Ilha).

O sistema de câmeras fotografaria as placas dos visitantes e enviaria a cobrança diretamente para o endereço do proprietário do veículo. De acordo com os defensores do projeto, a taxa seria paga para compensar as despesas extras de limpeza urbana e segurança que, hoje, são rateadas entre os contribuintes da capital catarinense.

Conforme levantamentos da Prefeitura, o recurso extra é necessário para cobrir os custos públicos na alta temporada. Só a coleta de lixo, por exemplo, chega a recolher 800 toneladas, contra 600 toneladas de média no restante do ano. Além disso, parte dos valores seria destinado a investimentos em melhorias na praias e pagamentos de diárias para salva-vidas e policiais militares.

Devido a proximidade com esta temporada, a expectativa é de que o projeto só seja aplicado na temporada 2016/2017.

Siga-nos noInstagram@instaconhecendoomundo

© 2018 Conhecendo o Mundo. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por MF Assessoria Digital LTDA