fbpx

A chegada do Sinterklaas - O "Papai Noel" holandês

Na Holanda, é uma tradição: no meio de novembro um evento literalmente para todas as cidades do país: a chegada do Sinterklaas. Para nós, é como se fosse o Papai Noel dos holandeses, mas a história é bem diferente.

Muitos dizem que a origem do bom velinho inventado pelos Americanos é inspirado no Sinterklaas holandês. Mas, claro, no resto do Mundo ele ganhou uma repaginada. Enquanto o tradicional "bom velinho" americano (e brasileiro também) é um senhor gorducho de roupas vermelhas, o Sinterklaas é magro, usa um chapéu de bispo e um cajado. Mas, na história, é que as coisas ficam bem distintas.

Para os holandeses, o Sinterklaas reside na Espanha e chega, todos os anos, de barco na Holanda. O evento é tão popular que é a maior audiência do canal infantil local que transmite ao vivo a chegada do bom velinho.

Uma hora depois da transmissão da TV, as crianças podem ver ao vivo o Sinterklaas na sua cidade. São organizadas diversas excursões em todas as cidades para as crianças cultivarem a tradição e, claro, ganharem doces. Quem auxilia na distribuição dos doces são os "Zwarte Piet". Eles já foram alvo de críticas por teoricamente reforçarem estereótipos de racismo, já que são negros.

Vendo à distância, até parece racismo mesmo, mas, pela experiência que nós tivemos pessoalmente na Holanda, acreditamos que o que acontece é justamente o contrário. Afinal de contas, milhares as crianças pintam os seus rostos de preto e querem ser os ajudantes do Sinterklaas.

Depois de receber o Sinterklaas, chega a hora de presentear o bom velinho. Na mesma noite, as crianças deixam sapatinhos na porta das casas com uma cenourinha dentro (para o cavalo do Sinterklaas) e cantam uma canção tradicional antes de dormir. No outro dia, a cenoura some e ali ficam os doces deixados pelos ajudantes. Isso se as crianças se comportaram durante o ano, senão as cenouras são substituídas por um saco de sal.

Já no dia 5 de dezembro, acontece a Pakjensavond. Esse é o dia em que as famílias se reúnem, as crianças cantam músicas e recebem os presentes do Sinterklaas. A princípio, os presentes são apenas pras crianças. Os adultos não entravam nesta dança. Eles ganham poeminhas uns pros outros, acompanhado apenas de um docinho. Mas alguns fazem uma espécie de amigo secreto. A pessoa que você tirou ganha um presente melhor, enquanto pros outros adultos continua-se com os docinhos ou pequena lembrancinha.

Um detalhe nesta noite nos chamou a atenção: quando fomos à uma loja de brinquedos comprar algumas lembranças para a nossa família, nos perguntaram no caixa se estes presentes eram para o Sinterklaas dar às crianças. Afinal de contas, os produtos estavam em promoção justamente para essa época. Bem diferente do que acontece no Brasil, hein?

Siga-nos noInstagram@instaconhecendoomundo

© 2018 Conhecendo o Mundo. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por MF Assessoria Digital LTDA