fbpx

Os efeitos do #Brexit para quem pretende viajar ao exterior

Em um plebiscito histórico e emblemático, o Reino Unido decidiu deixar a União Europeia. Mas, o que isso influencia na economia e na vida de quem planeja uma viagem para o exterior?

Inicialmente, a instabilidade econômica levará a uma desvalorização tanto da Libra quanto do Euro. Afinal de contas, o Reino Unido é um dos principais pilares econômicos do bloco Europeu. No entanto, em contrapartida, a incerteza do mercado europeu tende a levar também a uma alta valorização do dólar. A real desvalorização da Libra será identificada na relação perante o dólar, mas isso não significa que os Brasileiros terão a possibilidade de adquirir a moeda com valores mais baixos.

Com relação a vistos e ao acesso de Brasileiros ao Reino Unido ou ao continente Europeu, nada muda. Neste sentido, a grande diferença será sentida pelos Europeus que terão que idealizar novo acordo de trânsito entre a terra da Rainha e o continente. 

O grande problema desta decisão dos britânicos será sentido a médio prazo. Muitas nações (como Escócia e a Irlanda do Norte) que no plebiscito foram favoráveis a permanência na Zona do Euro podem (ou talvez até devem) fazer plebiscitos internos para definir se seguirão no Reino Unido. Além disso, a saída dos Britânicos do Bloco abre espaço para que novos países realizem plebiscitos internos fazendo o mesmo questionamento.

A queda da União Europeia, uma tendência apontada por diversos analistas, pode levar o Mundo a uma nova composição política e econômica. E toda a instabilidade gera tensão e dificulta a recuperação financeira de nações pouco confiáveis economicamente para investidores, tal como é classificada a economia brasileira.

Para quem pretende viajar ou já possui embarque agendado, a principal dica que podemos dar é a de evitar ao máximo a utilização de cartões de crédito no exterior. Com a volatilidade da moeda acentuada e a grande tendência de alta nas próximas semanas devido a instabilidade europeia, as cotações do dólar podem surpreender os viajantes na hora do fechamento das faturas dos cartões. 

Siga-nos noInstagram@instaconhecendoomundo

© 2018 Conhecendo o Mundo. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por MF Assessoria Digital LTDA