fbpx

Itaúnas: a terra do Forró e das Dunas no Espírito Santo

Um lugar para relaxar, curtir belas paisagens e para dançar forró. Itaúnas, no litoral norte Capibaxa é famosa pelos seus belos atrativos naturais e pela dança pra lá de típica. 

Pouco explorado, o vilarejo de Itaúnas remete os visitantes ao passado. O acesso é realizado por uma estrada de chão que passa em meio as grandes áreas de reflorestamento. Paisagens típicas desta região do Estado. 

A Vila é pequena e aconchegante. Residem lá apenas 1200 simpáticos moradores. Trata-se de um vilarejo recente já que a área original formada no século XVIII por portugueses, espanhóis, índios e negros quilombolas foi soterrada pelas Dunas de Areia. Dunas que, aliás, são grande parte dos belos atrativos naturais da Região.

Além das dunas, a orla da praia disponibiliza aos viajantes alguns quilômetros de praia praticamente privativa.

Parque Estadual de Itaúnas

Itaúnas está inserida em um Parque Estadual que preserva a vegetação nativa da região.  O Parque possui praias desertas, dunas, rio, muitas histórias e manifestações culturais da comunidade local. Este cenário torna o Parque, em conjunto com a Vila de Itaúnas, um lugar de beleza única no Brasil.

O acesso que escolhemos para a praia passava por este túnel verde. Só uma das belezas do local.

Festival de Forró

Itaúnas é uma cidade calma. Podemos dizer que é um dos últimos retiros naturais que se sustenta bem conservado mesmo com a influência do homem. Mas, na segunda semana de Julho, a coisa muda. A cidade é tomada por apaixonados pelo forró durante a realização do Festival Nacional. Durante a realização do festival, que atrai turistas de todo o País, você pode dançar até o dia raiar nos eventos que tomam conta da Vila. 

A procura é tão grande pelo local que, apesar da tranquilidade habitual, faltam lugares para os visitantes estacionarem carros. Para o comércio local, a data é ainda mais agitada que as férias de verão ou que o carnaval.

Onde se hospedar

Nossa indicação é a pousada Pargos. Chegar nela é muito fácil. Na própria rua principal do vilarejo (onde você encontrará restaurantes de comida local e uma ótima pizza) a pousada estará ali. Todos que chegam ficam com a mesma impressão. A pousada Pargos é um local com a infraestrutura mais do que completa para você relaxar na região. 

Além de uma ótima infraestrutura de quarto, um café da manhã com muitas variedades e uma piscina suspensa, a pousada dispõe de uma equipe pra lá de receptiva e oferece aos seus hóspedes bicicletas para fazer com tranquilidade todos os passeios da região. 

Se você quer visitar Itaúnas, não perca tempo. Acesse http://www.pousadapargos.com.br/ e garanta a sua hospedagem neste paraíso.

Siga-nos noInstagram@instaconhecendoomundo

© 2018 Conhecendo o Mundo. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por MF Assessoria Digital LTDA