fbpx

Aéreas começam a fiscalizar tamanho da bagagem de mão. E isso será bom para todos

Nesta semana, as companhias aéreas divulgaram um calendário de início de fiscalização de algo que dá muita dor de cabeça nos voos: a bagagem de mão. Com a cobrança de bagagens despachadas, o brasileiro está adquirindo o costume europeu de viajar com poucos itens pessoais em uma mala na cabine. No entanto, como o Brasileiro sempre tem o seu jeitinho para tudo, muitas vezes as pessoas embarcam com malas acima das dimensões permitidas. E o início da fiscalização será bom.

Mas, como assim? Ser obrigado a pagar no portão de embarque para levar a sua mala será bom? Sim, será bom. As dimensões existem por um motivo. É a partir delas que se calcula quantas bagagens cabem no compartimento acima dos assentos. Levar uma mala maior pode (em voos lotados) impedir que o passageiro ao lado não tenha espaço para a sua bagagem e gera confusão (e atrasos) nos embarques.

Com a nova norma, antes de entrar nas áreas de embarque, os passageiros terão que verificar se o tamanho das bagagens está de acordo com os padrões definidos pelas companhias: 55 centímetros de altura x 35 centímetros de largura e 25 centímetros de profundidade. Caso a bagagem não atenda a estes requisitos, o passageiro será obrigado a despachar no balcão de check-in da companhia.

O calendário de início da fiscalização

Na primeira etapa, em 10 de abril, os passageiros serão orientados sobre as regras nos aeroportos Juscelino Kubitschek (Brasília); Afonso Pena (Curitiba); Viracopos (Campinas/SP) e Aluízio Alves (Natal). Em 25 de abril, termina o período de orientação e entra em vigor a triagem das bagagens e obrigação de despacho das que estiverem fora do padrão.

Nas quatro companhias participantes – Latam, Gol, Azul e Avianca Brasil – o valor da bagagem despachada varia entre R$ 59 e R$ 220.

Em 17 de abril, começa a orientação nos aeroportos de Confins (Belo Horizonte), Pinto Martins (Fortaleza), Guararapes (Recife), Luís Eduardo Magalhães (Salvador) e Val-de-Cans - Júlio Cezar Ribeiro (Belém). Duas semanas depois, em 2 de maio, terá início a triagem.

A terceira etapa envolverá os aeroportos de Santa Genoveva (Goiânia), Salgado Filho (Porto Alegre), Congonhas (São Paulo), Internacional de São Paulo (Guarulhos), RIOGaleão - Tom Jobim (Rio de Janeiro) e Santos Dumont (Rio de Janeiro). Em 24 de abril começa a orientação nesses aeroportos, e em 13 de maio, a triagem das malas de mão.

Siga-nos noInstagram@instaconhecendoomundo

© 2018 Conhecendo o Mundo. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por MF Assessoria Digital LTDA