fbpx

Tudo o que você precisa saber sobre o Oyster Card para economizar em Londres

O transporte público de Londres é muito organizado. Com os tradicionais ônibus vermelhos de dois andares ou com o metrô [underground] da cidade, qualquer deslocamento pode ser realizado com tranquilidade. E, para facilitar ainda mais, a capital da Inglaterra possui um ótimo sistema de bilhetes eletrônicos que pode - e deve - ser muito explorado pelos turistas.

O Oyster Card é o cartão que você deve providenciar assim que desembarcar na capital londrina. Isso por que, além de economizar, esta é a melhor forma de pagamento em ônibus e no metrô. Com o custo de emissão do cartão de 5 libras [que são reembolsáveis se você devolver o cartão], o Oyster Card pode ser produzido na hora em cenenas de pontos de grande movimetação. E trará diversas vantagens ao usuário.

Existem várias formas de utilizar o cartão. E a escolha pela melhor forma varia de acordo com o período que você ficará em Londres. Se a sua viagem será curta [até 3 dias], o ideal é utilizar o cartão com o limite de uso diário. Se você optar por viajar apenas de ônibus em Londres [super recomendado], o custo máximo do dia será de 4,40 libras. Já se você quiser passar pela experiência de viajar pelo metrô londrino, o custo diário varia de acordo com as zonas de tráfego que você deseja visitar. Para ficar entre as zonas centrais, por exemplo, o custo diário aumenta para 8,80.

Vale destacar: se você desejar viajar de ônibus, por exemplo, sem o Oyster Card, a tarifa será de 2 libras e 50. Já com o cartão, o preço por cada viagem cai para 1 libra e 50 até o limite de 4,40 por dia.

Ou seja: na hora de fazer o cartão, você tem que ter em mente a quantidade de dias em Londres e o tipo de transporte a ser utilizado e para onde você irá. Você terá que pagar as 5 libras de emissão do cartão além da recarga do mesmo. O valor atualizado das tarifas para viagens entre as zonas do metrô londrino você encontra em http://www.tfl.gov.uk/campaign/new-fares-for-2015?intcmp=23318.

Viajando de ônibus

No entanto, como citamos acima, nossa dica é viajar sempre de ônibus em Londres. Primeiro, pelo que representa o ônibus londrino com toda sua história. E, além de ser mais econômico, viajar de ônibus em Londres te permitirá conhecer melhor a cidade. Explorar locais que não estavam no seu planejamento inicial, mas que te agradaram ao passar por uma rua específica ou por uma loja. Além disso, os ônibus não possuem distinção de acordo com as zonas. Ou seja: você pode ir da zona 1 a 6 com a mesma tarifa.

Caso você siga esse conselho de andar prioritariamente de ônibus, sugerimos que você utilize a internet móvel de um chip local ou o wi-fi de algum restaurante para identificar com o google maps as melhores linhas de ônibus para ir de um ponto a outro. O sistema é bem integrado com os mapas do google que apontam a hora que o ônibus deve passar na parada mais próxima, as conexões e o tempo de viagem. [Confira: As alternativas para seguir conectado sem gastar muito no exterior]

Além disso, observe nas paradas de ônibus. Em cada uma, há uma placa estática com as linhas que passam ali [inclusive as noturnas], o intervalo médio entre viagens daquela linha e, em alguns casos, há um painel com acompanhamento dos próximos ônibus que passarão naquele local.

Além da opção de pagar diariamente o transporte de acordo com o uso, há a possibilidade de você adquirir passes de 7 dias incluindo ônibus e bondes [Trams] por 21 libras [vale a pena para viagens com duração maior do que 4 dias] ou combos envolvendo mais dias de tarifações para viagens entre as zonas do metrô.

Ida e volta ao aeroporto

Na hora de calcular o saldo a ser carregado no seu Oyster Card, não esqueça de acrescentar uma viagem entre as zonas 6 e 1 na sua chegada pelo aeroporto de Heathrow e o seu retorno a este terminal, caso seja este o seu modo de entrada e saída na capital londrina. Caso a sua viagem inicie ou tenha sequência com um trem, o seu local de chegada ou partida de Londres será as estações King's Cross St Pancras [uma ao lado da outra].

Como fazer este cartão?

Em máquinas ou guichês de grandes estações de trem e metrô. Com possibilidade de pagar com cartão de crédito ou em libras, fazer o cartão é fácil. Basta solicitar o mesmo e o valor da recarga desejada. Tanto no aeroporto de Heathrow quanto nas estações de trens nacionais ou internacionais existem guichês para a aquisição do cartão.

E se você precisar recarregar o cartão, não há problema. Nos mesmos locais existem máquinas destinadas a recarga do cartão.

Como solicitar reembolso?

Basta ir a um guichê de estação de metrô ou de trem da capital londrina. O ideal é fazer esta troca na sua última estação antes de embarcar para fora da cidade. O processo é rápido e a devolução será da mesma forma que você fez a aquisição. Ou seja: se você pagou os créditos no seu cartão de crédito, receberá o valor de volta no cartão. Se pagou em dinheiro, receberá em espécie o reembolso.

Estou viajando acompanhado. Posso utilizar um cartão para as 2 ou mais pessoas?

Não. Por possuir limite de uso diário ou passes de dias determinados de viagens, em hipótese alguma o cartão pode ser compartilhado. Caso você faça pagamento duplo e o motorista identifique, você pode ter que pagar uma multa se denunciado a fiscalização.

Siga-nos noInstagram@instaconhecendoomundo

© 2018 Conhecendo o Mundo. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por MF Assessoria Digital LTDA