fbpx

Está mais barato morar no Reino Unido

Está mais barato morar no Reino Unido. No último ano, a queda nos preços de alimentos e de produção de energia enfraqueceu o custo de vida.onforme a Secretaria de Estatísticas Nacionais (ONS, na sigla em inglês), os preços para o consumidor tiveram queda de 0,1% em abril em comparação com o mesmo período do ano passado. A previsão dos economistas era de que a taxa ficaria zerada.

A meta de inflação do governo Britânico é de 2% ao ano. Atualmente, a taxa de juros [tão alta aqui no Brasil] é de apenas 0,5%. Mas, como a queda de preços não é boa para a economia, o presidente do Banco da Inglaterra, Mark Carney, afirmou que esse período de queda nos preços será temporário e que uma retomada da inflação é esperada para o fim do ano.

A queda anual de 0,1% nos preços é a primeira desde que iniciaram os levantamentos oficiais dos dados, em 1996. No entanto, conforme a ONS, trata-se do primeiro declínio desde 1960.

Inflação x Deflação

Enquanto no Brasil os preços não param de aumentar e o governo faz de tudo para evitar a inflação acima da meta [que, no Brasil, é entre a faixa de 2,5 e 6,5% ao ano], o governo Britânico luta contra a chamada deflação.

Apesar de ser exatamente o oposto do que a inflação, esse processo de queda de preços é tão prejudicial quanto o aumento exagerado do custo de vida. A crise da bolsa de Nova Iorque, em 1929, foi causada justamente pela queda brusca de preços dos produtos. A deflação normalmente acontece quando as pessoas preferem guardar dinheiro ao invés de comprar bens, apostando que, em breve, o valor estará mais baixo.

A queda dos preços dos produtos no Reino Unido, por um lado, anima os viajantes, mas, para nós, a diminuição destes valores não influencia tanto, uma vez que a cotação da Libra não é tão favorável. Se no final de 2014 cada "Pound" custava, em média, 4 reais, hoje algumas casas de câmbio já cobram quase 5 reais. Ainda assim, vale a pena incluir o Reino Unido no seu roteiro.

Siga-nos noInstagram@instaconhecendoomundo

© 2018 Conhecendo o Mundo. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por MF Assessoria Digital LTDA