fbpx

S-Bahn x U-Bahn: a diferença entre os trens e metrô de Berlim e a influência da Guerra Fria no seu funcionamento

Se você está pesquisando pelo transporte de Berlim, deve ter percebido que existem estes dois modais férreos na cidade. Eles foram originalmente desenvolvidos para serem complementares, mas apresentam algumas diferenças de desenvolvimento fruto da Guerra Fria.

O U-Bahn é o metrô de Berlim. Logo, é todo desenvolvido de maneira subterrânea. As estações são identificáveis com o U azul no lado de fora. Hoje o sistema conta com 173 paradas. Ele é operado pela BVG, a principal empresa de transporte público da capital Alemã.

Em meio a Guerra Fria, houve uma divisão do sistema. O U-Bahn era gerido pela Alemanha Ocidental, tornando-se do lado capitalista o meio de transporte oficial. Com o surgimento do Muro de Berlim, os acessos ao lado Oriental foram bloqueados. Muitas linhas eram interrompidas no meio do caminho e algumas paradas viraram estações "fantasma" devido a bloqueios no seu acesso e consequente impossibilidade dos veículos pararem.

O mesmo, com sentido contrário, acontecia do outro lado do Muro com as relações tensas entre Alemanha Oriental e Ocidental. A diferença de gestão na época da Guerra Fria reflete até hoje nos carros utilizados nas linhas. O U-Bahn possui veículos um pouco mais modernos, enquanto o S-Bahn tem alguns carros que, a nós, remeteram muito a imagem da Alemanha Ocidental quando lá estivemos. Outros já passam por um processo de modernização e são mais novos. 

Hoje, usar ambos os sistemas é bem fácil. Algumas estações de ambos são bem próximas, facilitando as conexões. Especialmente nas estações mais afetadas na época da Guerra, existem fotos que relembram estes bloqueios e mostram como as estações ficaram bloqueadas. De certa forma, diariamente todos que passam pelo local relembram os períodos difíceis da Alemanha. Uma forma de manter presente na vida de todos lembranças de momentos que os alemães não querem que se repitam.

Siga-nos noInstagram@instaconhecendoomundo

© 2018 Conhecendo o Mundo. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por MF Assessoria Digital LTDA