fbpx

As festividades do "Dia de Muertos" no México

Uma festa de origem Asteca que é famosa mundialmente. A celebração do “Día de Muertos” em todo o México chama a atenção pela alegria. Sim, diferente do que acontece no Brasil, o equivalente mexicano ao dia de finados é uma celebração tradicional da cultura mexicana.

A festividade acontece nos dois primeiros dias de novembro para homenagear crianças e adultos que já faleceram. 

Para receber seus finados, as famílias preparam altares com alimentos, flores, confetes, retratos e objetos pessoais dos entes queridos, pois se acredita que, nesses dois dias, as almas dos entes queridos vêm saborear a comida preparada em sua homenagem.

O festival acaba sendo uma oportunidade para celebração da riqueza gastronômica do país, já que são servidos pratos tradicionais como: molho negro, doce de abóbora, chocolate, o "pan de muerto" (pão adocicado adornado com figuras) e o nicuatole (espécie de pudim a base de milho), além do mezcal.

Basicamente, em recordação aos falecidos, os familiares colocam em seus altares oferendas, como comida, bebida ou música preferida do falecido. Cada altar também possui representações dos quatro elementos: uma xícara, representando a Água; frutos, representando a Terra; velas, para o Fogo; e papeis picados com figuras distintas, para o Ar.

Segundo a crença, os mortos podem voltar para visitar a família ainda viva. No dia 1 de novembro voltam as crianças e no dia 2 voltam os adultos.

Justamente pela expectativa da visita dos entes queridos e falecidos, o Dia dos Mortos no México é uma data festiva, alegre e muito colorida.

A festa é tão famosa que, desde 2003, a UNESCO declarou as festas do Dia dos Mortos como um patrimônio da humanidade.

Siga-nos noInstagram@instaconhecendoomundo

© 2018 Conhecendo o Mundo. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por MF Assessoria Digital LTDA