fbpx

Transporte em Paris: dicas para evitar dores de cabeça

A rede de transportes de Paris para quem chega pela primeira vez é assustadora. Com as placas e os anúncios apenas em francês e com algumas pegadinhas no sistema, muitas pessoas se perdem ou pagam multas por cometerem erros pequenos que podem ser evitados. Abaixo, algumas dicas para evitar dores de cabeça no transporte metropolitano da capital francesa.

Lembrando que as estações em Paris são divididas em zonas (de 1 a 5). Habitualmente, os hoteis e atrativos mais visitados ficam entre as zonas 1 e 3. A não ser que o seu hotel esteja na zona 4 ou 5, não compre os bilhetes que atendam mais do que as zonas 1 e 3. Mesmo que você vá até a Disney Paris e/ou ao Castelo de Versailles, vale mais a pena você pagar o bilhete de longa duração para as zonas centrais s passes específicos para estes passeios.

A escolha certa do bilhete de trem

O sistema público de Paris é bem organizado, mas guarda algumas pegadinhas. A escolha do passe certo de trem varia do seu interesse em andar por vários pontos (ou em apenas uma região específica) e o tempo que você ficará na capital francesa. Existem boas alternativas para bilhetes de trem.

Paris Visite - Habitualmente é o passe mais procurado por turistas. Você pode comprar ele no próprio guichê do aeroporto Charles de Gaulle quando for adquirir o seu passe para ir ao centro de Paris (o trem do aeroporto não está incluso no pacote). Você pode comprar o passe para utilizar por 1, 2, 3 ou 5 dias consecutivos. Outra vantagem deste pacote é que ele oferece descontos em alguns ingressos para monumentos e atrações turísticas [confira mais informações].

Cartão de trem de Paris [Navigo] - Este cartão vale a pena em algumas situações. Você paga uma taxa pequena para emitir o cartão + 5 euros para fazer uma foto para colocar no cartão. O custo da recarga semanal é mais econômico do que o Paris Visite para 5 dias. No entanto, a recarga é semanal e não de 7 dias. Ou seja: se você fizer a recarga semanal na segunda ou no sábado, ela será válida apenas até o domingo! Com isso, o cartão de trem é indicado APENAS para viajantes que estarão 5 ou mais dias na capital francesa e que cheguem entre segunda e terça-feira.

Bilhetes avulsos / Combo de bilhetes - Você pode comprar a cada viagem um bilhete (custa cerca de 2 euros para cada viagem de acordo com a zona em que você embarca e a que você terá como destino. Caso você compre um pacote com 10 bilhetes, o valor unitário cai para 1,80 se você comprar para utilizar na zona 1. ATENÇÃO: se você comprar um bilhete válido para zona 1 e sair dela com as linhas RER A, B, C, D ou E você terá que pagar uma multa! Já com as linhas normais de metrô (que são indicadas por números) você pode sair até a zona 3 sem problemas. Este pacote é indicado APENAS para pessoas que vão utilizar pouco o serviço de trens e que o farão especificamente dentro de Paris [ou seja, cujos hotéis estão na zona 1 do metrô de Paris].

Bilhetes para jovens nos finais de semana - Se você estará apenas no final de semana na capital francesa, pergunte ao atendente sobre o pacote válido apenas para o final de semana [sábado, domingo ou feriado]. Os valores por dia partem de 3,85 euros. Atenção: este bilhete está disponível APENAS para jovens com até 26 anos. 

Lembrando que todas são passes individuais. Se você comprar um passe ilimitado de trem e compartilhar com alguém, provavelmente terá que pagar uma multa nas grandes estações. Além disso, outra questão é importante. Em Paris, algumas linhas realizam checagem do seu bilhete (se este é válido para aquele trecho) na entrada, na conexão e na estação final. Então, GUARDE O SEU BILHETE ATÉ O FINAL!

Passeios especiais fora da região central

Como citamos acima, a não ser que você tenha que transitar todo dia pelas zonas 4 e 5, não há sentido você comprar os passes que abrangem viagens diárias para estas regiões, pois são muito mais caros. E, mesmo que você tenha o passe com teoricamente todas as regiões, o aeroporto Charles de Gaulle não está incluso no pacote. Normalmente, os turistas precisam comprar 3 bilhetes avulsos para os locais mais visitados:

Aeroporto - Tanto na sua chegada a Paris quanto na sua saída, o bilhete para embarque e desembarque no aeroporto Charles de Gaulle será adquirido a parte dos combos citados acima. O bilhete custa cerca de 9,50 por pessoa. A viagem dura aproximadamente 30 minutos entre as estações centrais da linha RER B [a que atende ao aeroporto] e o terminal de passageiros do aeroporto. Menos utilizado pelos turistas brasileiros, o aeroporto de Orly também tem cobrança separada de bilhetes de trem. O custo médio é de 7,70 euros por trecho. 

Disney Paris - Localizada na Zona 5, no final da linha do RER A, a Disney de Paris é um passeio comum para turistas com mais tempo na capital francesa. Apesar de algumas críticas dos europeus que consideram estes parques inferiores aos dos Estados Unidos, a 'EuroDisney' é uma boa pedida. Os bilhetes individuais de ida e volta podem ser adquiridos em qualquer estação. A viagem do centro até a Disney demora, aproximadamente, 45 minutos.

Palácio de Versailles - Assim como a Disney, o Castelo de Versailles fica fora do círculo das principais atrações centrais de Paris, mas também merece uma visita. Não esqueça de adquirir antes de embarcar no trem o seu passe específico para esta viagem.

Linhas duplas - Fique de olho nos painéis

Sim, amigos, algumas linhas do sistema RER podem ser chamadas de duplas. Ou seja: a linha passa pela mesma plataforma nas estações centrais [zonas 1 e 2], mas tanto em uma direção quanto na outra possuem duas alternativas completamente diferentes de trajeto. Neste caso, a dica é: fique de olho nos painéis na plataforma e na estação de trem. Digo isso, pois nas plataformas antes de embarcar estarão sinalizadas as estações para as quais aquele trem está indo. Assim como dentro dos trens [acima das portas] existe a mesma sinalização!

Placas de sinalização

O metrô de Paris é gigante. Algumas estações [como a Gare Du Nord] possuem conexões com diversas linhas. Isso faz com que 5, 6, 7 trens diferentes [cada um com dois sentidos de trajeto] trafeguem por estas estações. Mas, fique calmo: guarde bem as estações do sentido para as quais você deve viajar e observe as placas. Assim como, é claro, anote o número ou a letra da linha de trem que você deve pegar.

Aplicativo

Ficou confuso com tudo isso e com o mapa gigante que postamos no início desta matéria? Então leve o seu celular junto na viagem de trem e utilize o aplicativo do sistema de trens de Paris. Lá, você coloca a estação que você está e para qual ponto turístico queres ir e o aplicativo indica todo o caminho, o tempo aproximado e em que direção você deve seguir [Atenção: o aplicativo só faz estas pesquisas utilizando a internet. Neste caso, adquira um chip de dados local - altamente recomendado]

Siga-nos noInstagram@instaconhecendoomundo

© 2018 Conhecendo o Mundo. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por MF Assessoria Digital LTDA